segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gift: My Bolo de Maça

Esta receita é completamente inventada, ou melhor, é uma junção de todos os bolos que tinha feito até agora. Basicamente, uma vez no "trabalho" o meu boss lembrou-se que havia muitas maças e que, já que não havia nada melhor para fazer... eu podia fazer um bolo! Depois de vencer o pânico, comecei a inventar... e correu muitoooo bem. Aqui fica a dica... enjoy!

2- Bolo de Maçã


6 maças grandes
3 chávenas de chá de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
6 ovos
1 chávena de leite
1 chávena de óleo
Essência de baunilha q.b.
Canela q.b.
Fermento q.b. 
Margarina 
Açúcar em pó 

Bater as claras em castelo. Bater os restantes ingredientes excepto as maças e a farinha. Juntar as claras e de seguida a farinha. Envolver por fim as maças em pequenos cubos. Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha. Vai ao forno e quando pronto polvilhar com açúcar em pó.

Dica: Para evitar que o bolo parta, aconselho o uso de forma de silicone ou colocar papel vegetal. Pode também colocar pequenos pedaços de maça no fundo, antes de verter a massa, assim consegue um efeito esteticamente mais bonito ao desenformar.

Esta receita eu uso para quase todo o tipo de bolos e funciona... Basta substituir o ingrediente principal e os aromas, neste caso retiraríamos a maça e os aromas e faríamos,  por exemplo: 1 iogurte de côco com côco ralado; 2 chávenas de chocolate e uma de açúcar; 1 copo de sumo de laranja e raspas de laranja, regando depois com uma infusão de casca de laranja adocicada; 1 pudim boca doce de baunilha dissolvido no leite e um cálice de vinho do porto... as ideias são infinitas. O que é preciso é dar asas à imaginação e criar...!

Como podem ver agora até me dedico a cozinhar: tédio total. De qualquer modo fica aqui o apontamento que só gosto realmente de cozinhar doces, e agradeço sempre que alguém lava a loiça depois e me arranje os ingredientes ...! 



Sem comentários:

Enviar um comentário